Microbiologia (do grego mikros (pequenos), bios (vida) e logos (ciência)) é a ciência que estuda os microrganismos, ou seja, os seres vivos de dimensões microscópicas que existem em células únicas ou em colónias.
Os microrganismos podem ser:
· Unicelulares (bactérias, leveduras, algas, protozoários)
· Multicelulares (fungos, algas)
· Acelulares (vírus)
(Os micorganismos que iremos tratar ao longo do ano são os que se encontram sublinhados.)
Esta área da ciência iniciou-se com os estudos de Robert Hooke e Antony van Leeuwenhoek, que desenvolveram microscópios possibilitando as primeiras observações de bactérias e outros microorganismos a partir da análise de diversas espécies biológicas. Apesar de Van Leeuwenhoek ser considerado o "pai" da microbiologia, os estudos de Hooke, ao descrever a estrutura de um bolor, foram publicados anteriormente aos de Leeuwenhoek. Assim, embora Leeuwnhoek tenha fornecido importantes informações sobre a morfologia bacteriana, estes dois cientistas devem ser considerados como pioneiros nesta área.
A microbiologia tem como objectivo compreender o modo como funcionam os seres vivos e até que ponto é que estes têm impactos positivos e negativos na sociedade. Visto que estes objectivos têm vindo a ser atingidos, a Microbiologia tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da nossa saúde e bem-estar.
Sem comentários:
Enviar um comentário