quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Microscópio Epifluorescente

  


Aquando a nossa visita a Lisboa, ao ITQB foi-nos mostrado um diferente tipo de microscópio, o qual não tínhamos no nosso colégio: Microscópio Epifluorescente.


Como funciona?

Algumas substâncias têm a propriedade de emitir luz quando excitadas por radiações de certos comprimentos de ondas (normalmente ultravioleta),podendo combinar-se a certas substâncias presentes nas células permitindo a localização de determinadas estruturas.A aplicação destas substâncias como corantes estão hoje, fortemente ligados com métodos imunocitoquimicos, os quais permitem localizar e quantificar o caminho percorrido de moléculas específicas dentro do tecido em questão. Por exemplo, quando se injecta no tecido animal antígeno com coloração influorescente, este ligar-se-á no órgão em questão ao seu anticorpo específico, assim o local de acção onde se localiza o  anticorpo dá para ser detectado.
A técnica usa agentes químicos que emitem luz visível que pode ser verde, laranjada ou vermelho.
Uma vantagem da microscopia de fluorescência é que podem ser aplicados a células vivas para se determinar a concentração intracelular de iões de cálcio e hidrogénio podendo ser utilizado como forma de monitoria do pH de células vivas.

Aqui ficam algumas imagens do que visualizámos na nossa saída de campo ;)



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bactérias podem causar Obesidade

            Uma nova descoberta científica revelou que a obesidade pode ser “contagiosa” e que há a influência de bactérias. Para além disso, pessoas gordas e magras possuem proporções diferentes de dois grupos básicos de microorganismos no trato gastrointestinal denominados “firmicutes” e os “bacteroidetes”. O estudo foi feito por uma equipa de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, (Estados Unidos).

       De acordo com os cientistas, quando os micróbios ligados à obesidade foram transplantados para uma experiência de ratos magros sem bactérias, a sua gordura corporal aumentou.

No entanto, os médicos ressaltam que essa descoberta é apenas mais um factor que contribui para o aumento de peso, sendo a maior responsável por excesso de peso o consumo de alimentos altamente calóricos somado à falta de exercício físico. 


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O CORPO HUMANO E OS SEUS MICRÓBIOS - algumas curiosidades


    A pele é um lugar pouco amigável para se encontrar micróbios, pois é bastante seca. Esta tem 100 micróbios por centímetro quadrado;

    Vivem mais micróbios na tua boca do que humanos no planeta Terra.

                         Diz "Olá!" a alguns dos seres vivos que vivem no teu corpo! ;)



[mic.jpg]